Histórias do Brasil

Torcedores do Bahia vaiaram próprio zagueiro por impedir gol de Pelé

Talvez o gol mais famoso da história do futebol seja o milésimo de Pelé, marcado contra o Vasco, no Maracanã. Mas pouca gente sabe que o tento número mil do Rei era aguardado para três dias antes, em 16 de novembro de 1969, num jogo entre Santos e Bahia. Era pelo menos o que apostavam os quase 50 mil torcedores que lotavam o estádio da Fonte Nova, em Salvador.

A partida estava um a um até o fim do segundo tempo, quando Pelé driblou dois adversários e, com a meta vazia, deu um toque firme em direção ao gol. Ninguém no estádio ousou fazer sequer um movimento. Exceção feita ao zagueiro Nildo, conhecido como Birro Doido, que esticou a perna de forma espetacular e salvou a bola em cima da risca.

Em vez de aplausos, Nildo tomou da própria torcida uma das maiores vaias da história da Fonte Nova. Uma placa de ouro do governo da Bahia já estava pronta: “Para Pelé, glória do esporte brasileiro e rei do futebol, em comemoração ao seu milésimo gol”. Mas aquela tarde de domingo não entrou para a história.

Assista ao lance: http://www.youtube.com/watch?v=Q1J5A52Lctg

Por Bruno Hoffmann