Histórias do Brasil

Teoria de Albert Einstein foi comprovada em Sobral, no Ceará

A Teoria da Relatividade Geral de Albert Einstein foi publicada em 1915 e era parte da Teoria da Relatividade, iniciada 10 anos antes. A hipótese defendida pelo físico alemão era de que a luz das estrelas, por exemplo, desviariam ao se aproximar do campo gravitacional do Sol ou de qualquer massa de um corpo, em vez da esperada trajetória retilínea defendida até então. Durante anos, porém, não havia experimentos suficientes para comprovar a hipótese. Até que duas equipes subordinadas à Royal Astronomical Society, de Londres, decidiram fazer uma série de testes fotográficos durante o eclipse solar de 29 de maio de 1919. Um deles foi realizado nas Ilha do Príncipe, na costa da África; o outro na cidade de Sobral, no norte do Ceará.

fd
Astrônomo Teófilo H. Lee, membro da equipe brasileira em Sobral, observa a coroa solar (foto: Observatório Nacional/Divulgação)

Ambos os locais foram escolhidos por oferecer à época ótimas condições para observar fenômenos astronômicos. Só que o mau tempo prejudicou os trabalhos na ilha africana. Já as condições climáticas em Sobral foram consideradas ideais. Os sobralenses pouco entenderam aqueles cientistas brasileiros, norte-americanos e ingleses comandados por Andrew Crommelin instalando uns equipamentos estranhos em frente da igreja do Patrocínio. O eclipse durou cinco minutos e 28 segundos. Ao fim, os cientistas comemoraram: a Teoria da Relatividade estava comprovada.

O sucesso da experiência provocou a aceitação da Teoria da Relatividade pela comunidade científica do mundo e transformou Einstein em uma celebridade internacional. Em Sobral foram erguidos dois monumentos em homenagem ao feito e o Museu do Eclipse, em 1999, onde estão expostas a luneta e as fotos originais da época.

sobral
Imagens originais da experiência de 1919 (foto: reprodução)

As experiências entraram para o imaginário cultural da região. o cordelista Eugênio Dantas exaltou o acontecimento em versos: Essa nova teoria / Devia ser comprovada / Sabem onde aconteceu? / Numa terra abençoada / Foi no ano dezenove / Toda Sobral se comove / Vendo a tese demonstrada. No livro Tempos Modernos – O mundo dos anos 20 aos 80, o historiador inglês Paul Johnson garantiu: “O mundo moderno começou em 29 de maio de 1919, quando fotografias de um eclipse solar, tiradas na Ilha Príncipe, na África Ocidental, e em Sobral, no Brasil, confirmaram a verdade da nova teoria do universo”.

Einstein visitou o Brasil em março de 1925. A um repórter, reconheceu: “O problema que minha mente formulou foi respondido pelo luminoso céu do Brasil”.

Por Bruno Hoffmann