Histórias do Brasil

Partida entre Brasil e Uruguai inaugurou transmissão futebolística por rádio no mundo

O rádio havia sido recém-inaugurado no Uruguai em 1922. Com o Campeonato Sul-Americano de futebol em andamento, realizado no Brasil, o engenheiro Claudio Sapelli teve uma ideia: transmitir o jogo entre os uruguaios e a seleção brasileira que ocorreria no Rio de Janeiro em 1º de outubro de 1922.

Mas não pense que Sapelli veio à Cidade Maravilhosa transmitir a partida. Ele leu os relatos que chegavam por telégrafo da capital fluminense em tempo real. Havia apenas 75 aparelhos radiofônicos em todo o país vizinho. Só que sua transmissão foi emitida por megafone para quem estava na praça em frente do jornal El Plata, em Montevidéu. Uma multidão se aglomerou para acompanhar os lances do match internacional, encerrado num empate sem gols.

primera-transmision-1922 (1)
O uruguaio Claudio Sapelli, em 1922

“A partida terminou zero a zero, mas a falta de gols não impediu que fosse grande a emoção de todos os presentes”, relembrou recentemente o jornal uruguaio El País.

Diretamente do estádio, a primeira transmissão ocorreria em 1924, quando uma rádio de Buenos Aires emitiu Argentina x Uruguai. Já a Europa só teve a primeira transmissão em 1927, numa partida entre Arsenal x Sheffield United, pela BBC.

Da Redação do Almanaque Brasil