Brasil hoje

Documentário retrata mentes empreendedoras das periferias de São Paulo

O documentário Visionários da Quebrada, de Ana Carolina Martins, vira as câmeras para os empreendedores sociais das diferentes periferias de São Paulo. Ao longo de 90 minutos, são apresentadas as histórias de 10 jovens que ajudam a transformar a realidade onde vivem sem precisar se adequar aos modelos já existentes – o que, explica a diretora, costumam ser excludentes aos que vivem distantes dos centros de poder das grandes cidades.

Com lançamento previsto para maio de 2018, o filme mostra histórias como a do jornalista e gastrônomo Guilherme Petro, um dos criadores do Prato Firmeza – Guia Gastronômico das Quebradas de SP. Exalta a trajetória de Alex Santos, que sempre adorou moda e percebeu que poderia qualificar profissionais dentro da favela de Paraisópolis por meio da PIM (Periferia Inventando Moda) e, assim, promover os próprios desfiles. Destaca, também, como a educadora Rose Modesto coordena o Centro de Profissionalização de Adolescentes em São Mateus, na zona leste da capital.

anacarolinamartins
A diretora Ana Carolina Martins (foto: divulgação)

Ana Carolina, ela própria moradora do Capão Redondo, periferia da zona sul, explica que a população mais pobre e estigmatizada costuma ter pouco protagonismo em trabalhos sociais, e que o filme idealizado por ela e por Maria Clara Magalhães busca retratar os personagens que conseguiram romper a barreira da invisibilidade.

“Acreditamos nas mudanças estruturais vindas das margens, nos saberes das periferias e na potência das pessoas engajadas na construção de suas comunidades. É um convite para atravessarmos as pontes que já estão construídas”, explica a diretora.

Visionários da Quebrada contou com financiamento coletivo para sua criação e, agora, os idealizadores estão em busca de parcerias para distribuir o filme. “Queremos garantir que o conteúdo seja aproveitado por muita gente”, diz Ana Carolina. O documentário é apoiado pela Fundação Arymax.

Assista ao teaser:

Por Bruno Hoffmann