Almanaque apresenta Encontros com a Cultura Brasileira: Elomar

{dezembro de 2009}


Acontece sexta e sábado, em São Paulo, a segunda edição do Encontros com a Cultura Brasileira, promovido pelo Almanaque Brasil. Dessa vez, o convidado é a lenda viva do cancioneiro do sertão,  Elomar. O baiano vem a São Paulo especialmente para o lançamento da caixa  Elomar: Cancioneiro, um registro histórico de sua obra.

Nascido em 1937 em Vitória da Conquista, Elomar mora no sertão, na região que deu título a seu primeiro disco, de 1973: …Das Barrancas do Rio Gavião. De lá, só sai para se apresentar, e raramente. Interessou-se por música ainda menino, ao ouvir violeiros e cantadores de rua na cidade natal. Mas, devido à rigidez dos pais, foi para Salvador estudar Arquitetura, curso que concluiu em 1964.

Com carreira garantida, passou a dedicar-se mais a viola, cantoria e composições. O primeiro disco veio aos 36 anos, época em que Vinicius de Moraes o chamou de Príncipe da Caatinga. Elomar foi sofisticando mais sua música. Hoje, convivem no mesmo artista inclinações violeiras misturadas com ambições operísticas e influências medievais.

Como menestrel moderno que é, toda a sua música/poesia é cantada de forma rústica e lírica no dialeto roceiro de seu povo. No primeiro lp, na faixa O Violeiro, entoa: Vô cantá no canturi primeiro / As coisa lá da minha mudernage / Qui mi fizero errante e violêro / Eu falo séro i num é vadiage.

O show que traz a São Paulo é o primeiro em muitos anos. E quem já o viu no palco garante que assistiu à última apresentação do trovador baiano interpretando sua obra popular. Pelo menos é o que toda vez Elomar promete. Pelo sim, pelo não, as apresentações desta sexta e sábado são imperdíveis.

SERVIÇO
Sexta-feira, 4/12, às 21 horas. Teatro do Sesc Pompéia. Rua Clélia, 93. São Paulo-SP. Fone: (11) 3871-7700 Ingressos:  R$ 5 a R$ 20

Sábado, 5/12, às 11h. Espaço Cultural É. Rua França Pinto, 498.  Vila Mariana. Fone: 5572-5363. Grátis

Mais sobre a caixa Elomar: Cancioneiro, clique aqui.

Uma palhinha de Elomar no programa Ensaio

João Rocha Rodrigues
Nenhum comentário. Comente!
Compartilhar



Tags: ,