35 – Fevereiro de 2002

2………..Dia de Iemanjá

  ODOYÁ
Mãe de todos os orixás, a mais popular e mais procurada entidade do candomblé. Dia dois de fevereiro é dia de festa no mar, diz a música de Dorival Caymmi, homenageando Iemanjá. Orixá das águas salgadas, pode ser doce ou violenta. Afirmam babalaôs que o fascínio que exerce sobre as pessoas é o mesmo provocado naqueles que gostam de contemplar o mar. Quando incorporada por seus filhos, manifesta-se segurando leque, gingando o corpo, imitando as ondas.
» leia mais

13…………Dia Nacional do Ministério Público
PRAZER DE COLECIONAR SELO NASCEU COM O SELO
O Ministério Público é um pedaço do sistema de justiça. A Constituição de 1988 deu seus contornos atuais, não o subordinando nem o integrando aos poderes Judiciário, Legislativo ou Executivo. Antes, procuradores e promotores se vinculavam ao Executivo. Com a mudança, aumentou a autonomia e cresceu a missão, praticamente transformado esse órgão num quarto poder.
» leia mais

16…………………………Dia do Repórter

PARA VIRAR PRESIDENTE, DEMOLIA PRESIDENTES
Em 1954, o País vivia dias tensos. O jornalista Carlos Lacerda era um dos principais responsáveis pelo clima, ao mover oposição tenaz ao governo. Quando volta para casa na Rua Toneleros, Rio, sofre atentado. Uma bala no pé. Outra bala mata o major que o acompanha, espécie de guarda-costas. O atentado precipita a crise e culmina com o suicídio de Getúlio Vargas em 24 de agosto de 1954.
» leia mais

19……………….Dia do Esportista

TINHA TUDO PARA NÃO SER, MAS FOI
Ele tinha tudo para não ser esportista. Fumava, bebia, não suportava concentração, fazia medicina, curso absorvente. O porte físico incomum lhe dava aspecto desengonçado. Pé pequeno (41) para a altura (1,91m) dificultava giros rápidos. Mas dizem que foi responsável por sua marca registrada, o toque de calcanhar. Pelé disse:

“Ele joga melhor de costas do que a maioria de frente.”
» leia mais

23……..Dia da Sedução

ATÉ MULHER QUERIA
RAINHA DOS BOMBEIROS ATEIA FOGO AOS CORAÇÕES
Na primeira metade do século 18, João V, rei de Portugal, tinha um dos melhores conjuntos bibliográficos da Europa. Dizia, com certo exagero, que os milhares de volumes da Real Biblioteca valiam mais que o ouro remetido do Brasil. Mas a sina da biblioteca, acumulada desde o século 14, mudaria.
» leia mais

26……….Dia do Comediante

MISSÃO SIMPLES PARA UM GÊNIO: FAZER RIR
Maior comediante dos anos 1960/70, pelo menos três gerações já riram com seus bordões, caretas e tiques. Ronald Golias é saudado pelos comediantes como iniciador de uma escola de humorismo brasileiro.
» leia mais

27………………..Dia dos Velhinhos

QUEM INSPIROU CARTOLA MERECE A FAMA QUE TEM
1976 Espantada com a quantidade de rosas que nasciam no jardim, perguntou ao marido se sabia o motivo.

“Sei lá, as rosas não falam.”

Quinze dias depois, estava pronto o samba As Rosas Não Falam. Autor: Cartola. Homenageada: sua mulher. Conhecida nacionalmente como primeira-dama da Mangueira, ela nasceu numa tarde de domingo de carnaval. O nome Euzébia da Silva soou estranho para a madrinha, que a apelidou Zica para sempre.
» leia mais

27…….Dia Nacional do Livro Didático

‘O MESTRE É MUITO: O BOM COMPÊNDIO É TUDO’
Professor de Castro Alves e Ruy Barbosa, Abílio César Borges, o Barão de Macaúbas, revolucionou o ensino brasileiro. Via a educação como processo de formação nacional e meio, por excelência, de enriquecer o País, cujo maior capital é o homem, “o primeiro dos instrumentos de riqueza”. Para ele, liberdade e democracia somente seriam possíveis com a verdadeira e geral instrução:

“Quem sinceramente quiser cimentar e assegurar a liberdade, há de lhe dar por base elementar a instrução.
» leia mais