36 – Março de 2002

2………..Dia da Luta Contra a Censura no Brasil

  PAU-DE-ARARA NÃO É FRANCÊS
Gastei minhas madrugadas de sexta-feira durante dois anos, de 1972 a 1974, na preparação das capas do jornal Opinião. Prontas, iam para a Polícia Federal e quase sempre voltavam vetadas.
» leia mais

5…………Dia do Filatelista Brasileiro
PRAZER DE COLECIONAR SELO NASCEU COM O SELO
Dizem que filatelia não se resume ao selo ou aos detalhes, como papel, cor, picote, centralização, carimbos. Há um mundo por trás. No mínimo, dizem bastante sobre uma época, seus costumes, seus valores, sua estética
» leia mais

7…………………………Dia do Fuzileiro Naval

PAULA, A SARGENTO
Antes de a Marinha do Brasil permitir o Corpo Feminino em suas fileiras, antes mesmo do voto feminino, nós, do Batalhão Naval, já tínhamos eleito a fuzileira honorária: Paula, a Baiana. Chegou de mansinho, quando éramos Corpo de Infantaria da Marinha, na Ilha das Cobras, lá pelos idos de 1895. Trazia na bagagem apenas o tabuleiro com bolinhos de tapioca, pés-de-moleque, cuscuz, laranjas, bananas e a satisfação de atender aos soldados e a todos os que acorriam para refeições ligeiras.
» leia mais

8……………….Dia Internacional da Mulher

‘TENHA ATÉ PESADELOS. MAS SONHE’.
Um anjo anárquico que veio ao mundo para nos inquietar: assim o dramaturgo Plínio Marcos definiu Pagu, uma das grandes vozes da vanguarda de seu tempo.

» leia mais

12……..Dia da Biblioteca

A SAGA DOS LIVROS QUE FUGIRAM DE NAPOLEÃO
Na primeira metade do século 18, João V, rei de Portugal, tinha um dos melhores conjuntos bibliográficos da Europa. Dizia, com certo exagero, que os milhares de volumes da Real Biblioteca valiam mais que o ouro remetido do Brasil. Mas a sina da biblioteca, acumulada desde o século 14, mudaria.
» leia mais

14……….Dia Nacional da Poesia

TINHA MUITA LENHA NO ANGU DO OSWALD
Exportar poesia. Poesia Pau-Brasil. Em 18 de março de 1924, Oswald de Andrade, um dos mentores do modernismo, lança no Correio da Manhã o Manifesto Pau-Brasil, ideário daquilo que entende por poesia brasileira.
» leia mais

19………………..Dia do Artesão

BICHINHO BONITO
Vilarejo rural, pequeno e pacato, famoso pelos trabalhadores-artistas que espalham obras pelo Brasil e pelo mundo. O lugar se chama Vitoriano Veloso, mas é conhecido por Bichinho, distrito de Prados, Minas Gerais, cidade histórica perto de Tiradentes e São João Del Rey.
» leia mais

22…….Dia Mundial da Água

JÁ PENSOU NUM APAGÃO LÍQUIDO?
Tal como as palavras, a água espalhada dificilmente se recupera. O provérbio chinês nunca foi tão atual. Boa parte do mundo sente sede. Dos seis bilhões de habitantes do planeta, quase um bilhão e meio não têm acesso à água potável. O número pode dobrar até 2020, segundo a ong inglesa Water Aid. Por isso cresce a idéia de que a água é patrimônio da humanidade. Outra entidade, o Comitê Internacional pelo Contrato Mundial da Água, propõe que não se inclua o tema em acordos econômicos internacionais, além de defender moratória de 20 anos na construção de novas hidrelétricas.
» leia mais

27…….Dia do Teatro

MARIDO INFIEL TRAIU A MULHER MAIS DE 6 MIL VEZES
Empregada causa tumulto: levanta suspeitas sobre o relacionamento dos patrões e envolve-os em conflitos de adultério. A peça Trair e Coçar… É Só Começar, de Marcos Caruso, ressuscitou a comédia de costumes. Mostra as confusões da família com um marido infiel, uma mulher que tira a roupa na frente de um padre e a empregada Olímpia, pivô dos mal-entendidos.
» leia mais