A Revista | Assine já! | Edições Anteriores | Expediente | Contatos
:: Seções
:: Busca

Procure pelo site:


Todas as palavras
Qualquer palavra
Frase inteira

Apoio cultural:

25 – Abril de 2001

7……………….Dia Mundial da Saúde

TOMA, QUE É BOM PRA TOSSE

Por Dráuzio Varella

Em 1983, um trabalho experimental mostrou que havia nos tecidos cartilaginosos dos tubarões uma substância capaz de bloquear a multiplicação de capilares sanguíneos. Como os tumores malignos precisam induzir a formação de novos vasos para irrigá-los à medida que crescem, teoricamente uma substância como essa poderia ter ação antitumoral.
Baseado na premissa, o americano William Lane publicou Sharks Don’t Get Cancer (Tubarões não têm câncer) e obteve a patente da cartilagem, em 1990. Investiu pesado em publicidade e o retorno foi rápido: milhões de dólares em vendas no mundo todo.

Agora, dois cientistas americanos, Gary Ostrander e John Harshberger, fazendo levantamento no arquivo do Registro de Tumores em Espécies Inferiores do Instituto Nacional do Câncer dos Estados Unidos, encontraram pelo menos 40 casos de câncer descritos em tubarões; três casos eram de câncer primário do tecido cartilaginoso. Isto é, cartilagem de tubarão não evita câncer nem na cartilagem dos tubarões.

No Brasil, cartilagem de tubarão tem sido anunciada em TV, jornais, revistas, programas populares de rádio e é até oferecida, em bancas nos aeroportos, por uma empresa que garante ter sido o produto testado na Universidade Federal do Ceará. O episódio ilustra a fragilidade dos assim chamados “tratamentos alternativos”. Alguém diz que cogumelo é bom para isso, babosa para aquilo, vitamina C cura gripe e fortificante rejuvenesce, e sai fazendo propaganda para tomar dinheiro dos incautos.

Se concordamos que um fabricante de tampinha de cerveja deva ser processado pela má qualidade de seu produto, como se explica nossa conivência com os que enganam a população apregoando propriedades falsas de substâncias químicas que serão ingeridas ingenuamente por pessoas doentes, gente de idade e crianças pequenas?

:: Novidades


Fique sabendo das atualizações do site e das novas edições da revista Almanaque Brasil. Digite seu e-mail aqui:


:: Enquete