35 – Fevereiro de 2002

27……………….Dia Nacional do Livro Didático

‘O MESTRE É MUITO: O BOM COMPÊNDIO É TUDO’


Barão de Macaúbas

Ó, bendito o que semeia
Livros, livros a mancheias
E faz o povo pensar

Castro Alves

Professor de Castro Alves e Ruy Barbosa, Abílio César Borges, o Barão de Macaúbas, revolucionou o ensino brasileiro. Via a educação como processo de formação nacional e meio, por excelência, de enriquecer o País, cujo maior capital é o homem, “o primeiro dos instrumentos de riqueza”. Para ele, liberdade e democracia somente seriam possíveis com a verdadeira e geral instrução:

“Quem sinceramente quiser cimentar e assegurar a liberdade, há de lhe dar por base elementar a instrução.”

Baiano de Rio de Contas, Abílio formou-se em medicina no Rio, em 1847. Diretor da instrução pública na Bahia, fundou em Salvador o Ateneu Barrense e o Ginásio Baiano, em 1858. No Rio, fundou o Colégio Abílio e outro, com o mesmo nome, em Barbacena, Minas.

Abílio escreveu uma coleção de livros didáticos e distribuiu mais de 400 mil cartilhas pelo País. Batalhou por um ensino inteligente e lutou pela abolição dos castigos físicos nas escolas.

Barão por decreto imperial de 1881, o criador do livro didático brasileiro registrou suas idéias pedagógicas em Lei Nova do Ensino Infantil, de 1884. Morreu no Rio em 16 de fevereiro de 1891, aos 66 anos. Em Infância, Graciliano Ramos escreveu sobre um dos livros de Macaúbas:
“Examinei-lhe o retrato e assaltaram-me presságios funestos. Um tipo de barbas espessas, como as do mestre rural visto anos atrás. Carrancudo, cabeludo. E perverso. Perverso com a mosca inocente e perverso com os leitores. (…) Temi o Barão de Macaúbas, considerei-o um sábio enorme, confundi a ciência dele com o enigma apresentado no catecismo.”

Mas sobre livros didáticos, Macaúbas dizia:
“O mestre é muito; o método, quase tudo; o bom compêndio é tudo. Por este, o discípulo se exercita sozinho, adolescente ou adulto, e não raro o menino. A ação pessoal do mestre é limitada ao círculo dos seus alunos. O bom compêndio tem uma esfera de influência ilimitada.”