36 – Março de 2002

22……………….Dia Mundial da Água

JÁ PENSOU NUM APAGÃO LÍQUIDO?

Tal como as palavras, a água espalhada dificilmente se recupera. O provérbio chinês nunca foi tão atual. Boa parte do mundo sente sede. Dos seis bilhões de habitantes do planeta, quase um bilhão e meio não têm acesso à água potável. O número pode dobrar até 2020, segundo a ong inglesa Water Aid. Por isso cresce a idéia de que a água é patrimônio da humanidade. Outra entidade, o Comitê Internacional pelo Contrato Mundial da Água, propõe que não se inclua o tema em acordos econômicos internacionais, além de defender moratória de 20 anos na construção de novas hidrelétricas.

O Canadá, que detém 3% da água doce do planeta, também se preocupa. Proibiu a exportação de água em grandes quantidades.

Mas a idéia oposta, que quer tornar a água mercadoria, e das mais caras, também cresce. Reservas de água seriam negociadas como minério.
O Brasil, que possui entre 15% e 20% da água doce, sofre com poluição e desperdício. Agrotóxicos e esgoto jogados ao longo de rios e nascentes são as principais causas de contaminação. Sem falar nos desperdícios.

Vital para os seres vivos, a água forma quase 80% do corpo humano. Basta lembrar que ninguém sobrevive uma semana sem hidratar-se. Por isso economize. Um apagão de água poria a vida em risco.