A Revista | Assine já! | Edições Anteriores | Expediente | Contatos
:: Seções
:: Busca

Procure pelo site:


Todas as palavras
Qualquer palavra
Frase inteira

Apoio cultural:

25 – Abril de 2001

20………………Dia do Disco

MEU PRIMEIRO FRACASSO MUSICAL

Por Tom Zé

Quando o conheci, o disco era um pedaço de matéria plástica dura, promovido a acetato, ou identificado como tal, vendido quase desembrulhado, perfurado no centro, com um papelzinho marrom onde se liam o nome da música, do cantor.

Em 1949, no meu primeiro ano de ginásio, tive uma idéia brilhante: comprei um disco para dar de presente à minha irmã Guile. Senti orgulho pela originalidade, antecipando a admiração dela ao receber o presente, sem levar em consideração que em Irará não havia nenhuma radiola para transformar o disco em som.

Mas o destino resolveu o problema antes de mim: vocês conhecem a história do caipira que compra picolé e bota na mala pra levar pra casa? Pois botei o disco também na mala; naturalmente, chegou aos pedaços – o acetato daquele tempo era duro e quebrável. Foi uma decepção, um desgosto, enfim, meu primeiro fracasso musical.

Felizmente, não fraquejei a ponto de desistir por completo da convivência com o disco.

Depois, conheci-o na chamada “nova embalagem”: eram álbuns reunindo 6 ou 7 compactos simples, com músicas praieiras do início da carreira de Caymmi, cultuadas por meus tios Vicente e Fernando Sant’Anna.

Eles e os outros tios comunistas me apresentaram a discos que, embora maiores, eram fabricados ainda com o mesmo material quebrável; vinham em grupos de 4 ou 5, dentro de uma caixa um pouco mais bem acondicionada, contendo uma sinfonia de Beethoven, ou um concerto de Tchaikovsky – este, sendo russo, era mais compatível com as preferências estético-políticas daquele ramo da família.

O cd já foi um salto, uma mutação genética. Faz parte do cotidiano dos leitores, descrevê-lo é perder tinta que o Almanaque pode empregar em outro Dia.

Como é que eu poderia imaginar que minha vida seria, no futuro, isto é, hoje, tão ligada a esse objeto circular?

:: Novidades


Fique sabendo das atualizações do site e das novas edições da revista Almanaque Brasil. Digite seu e-mail aqui:


:: Enquete