PRESENTE DE MESTRE
PARA OS PROFESSORES

grupos educacionais do Brasil, o Positivo, com sede em Curitiba, presenteia seus professores este ano com um produto que, além de homenagear e expressar reconhecimento, exalta a arte e a cultura nacionais. O Positivo convidou o artista gráfico Elifas Andreato e o compositor, intérprete e virtuose do violão Toquinho. Da parceria surgiu o cd Ensinando a Viver, com tiragem de 110 mil exemplares, que já chega aos milhares de professores das mais de 2 mil escolas conveniadas, espalhadas por todo o Brasil. O resultado é surpreendente. Elifas criou e produziu embalagem de luxo, com libreto de 24 páginas a
cores. Totalmente ilustrado, contém as letras das músicas e comentários de Toquinho, que conta curiosidades e as circunstâncias em que cada uma foi criada. Do repertório consagrado de Toquinho, foram selecionadas 17 canções, compostas ao longo da carreira de 30 anos e fruto de parcerias com grandes nomes da MPB, como Vinicius de Moraes, Chico Buarque e Jorge Ben Jor. Todas as músicas receberam arranjos inéditos, em gravação exclusiva, criando uma obra intimista, única.
Ao ouvir o CD e ler o libreto, temos a impressão de que Toquinho está ao nosso lado, cantando e comentando clássicos como Tarde em Itapoã, Aquarela, Samba de Orly, entre outros.
“A roupagem para esse novo CD eu nunca fiz em nenhum outro trabalho meu. Uma coisa percussiva, leve, com contrabaixo, voz e violão. É uma maneira simples de mostrar a música de forma verdadeira”, diz Toquinho, que exalta os professores: “São artistas, sabem encantar a platéia, transmitindo saber em forma de beleza. Como no palco, têm de ser criativos e receptivos para poderem dialogar e trocar impressões do mundo com o público.”
Concordamos com ele, aplaudimos a iniciativa do Positivo e, devido ao excelente resultado alcançado, tomamos a liberdade de sugerir que este presente para os professores seja o primeiro de uma coleção, destacando, a cada ano, um grande nome da MPB.
Fugindo do lugar-comum,
um dos maiores
15 – DIA DO PROFESSOR