A BARBA ESTÁ DE VOLTA

Lula é o primeiro presidente da República a usar barba desde o Marechal Deodoro, em 1889, e seu vice, Marechal Floriano Peixoto, que assumiu a presidência em 1891. Washington Luís, presidente entre 1926 e 1930, foi o último a usar cavanhaque e bigode.

A ESQUERDA NO PODER

Os brasileiros nunca elegeram um líder de esquerda para o mais importante cargo do País. Lula é o primeiro. Antes dele, João Goulart (1961-1964) foi o presidente mais à esquerda. Jango assumiu em 1961 com a renúncia de Jânio Quadros, de quem era vice.

O PRIMEIRO QUE NÃO É DOUTOR

Depois de fazendeiros, generais, advogados, um médico, um professor de português, um economista e um sociólogo, um metalúrgico assume a presidência. Recusando rótulos, sempre que questionado se era leninista ou qualquer outro ista, Lula respondia: “Sou torneiro mecânico.”

O PRIMEIRO PERNAMBUCANO

O Brasil já elegeu presidentes gaúchos, paulistas, mineiros, fluminenses e mato-grossenses. Lula será o primeiro pernambucano, nascido na zona rural de Caetés, antigo distrito de Garanhuns.

DOIS ANIVERSÁRIOS E MUITAS COINCIDÊNCIAS

Lula é o primeiro presidente eleito no novo milênio. Isso ocorre 13 anos depois de disputar a primeira eleição presidencial. Venceu a vigésima-sétima eleição presidencial em 27 de outubro, data real de seu aniversário. Também foi o mais votado no primeiro turno, em 6 de outubro, data oficial de seu aniversário, como consta no registro de nascimento.

NOVO RECORDISTA

Lula é o novo recordista de votos em eleições presidenciais, nenhum outro chegou a percentual tão alto: 61,3% dos votos válidos, superando o Marechal Eurico Gaspar Dutra, que se elegeu em 1945 com 55,4% dos votos, depois de 15 anos sem eleições.

Como especialista em cultura de almanaque, não podia deixar de fora esse pequeno guia de curiosidades sobre nosso novo presidente. Sua história daria para encher páginas da seção Você Sabia?.