Banner
Seu Felício alertava: “Tem muito carro para pouca rua” E-mail
Escrito por Laís Duarte   

11 de dezembro - dia nacional do engenheiro

Ele era o professor Pardal das ruas paulistanas. Na tentativa de tornar o mundo melhor e mais simples, Felício Sadalla, natural do Mato Grosso e residente em São Paulo, criava inventos 365 dias por ano. Da criatividade dele nasceram o aquecedor de tampa de privada e o limpador de joias, entre tantas máquinas fantásticas. A pérola da coleção do engenheiro industrial, porém, é a bicicleta elétrica desenvolvida na garagem de casa. Em 1974, quando o progresso brasileiro andava sobre quatro rodas, ele rodava 13 quilômetros até o trabalho pedalando sua bicicleta. E alertava: “São Paulo vai parar, tem muito carro para pouca rua.”

Poliglota, o engenheiro sempre adorou livros. Lê em oito idiomas. Em uma das leituras sobre a cultura chinesa, descobriu o fascínio que as bicicletas causam do outro lado do mundo. Curioso por natureza, lá foi seu Felício, usando peças de metalurgia, adaptar rodas e pedais.

A bicicleta elétrica foi companheira diária por anos a fio. Mas, diante do desinteresse de possíveis viabilizadores do projeto, a magrela acabou encostada. Qual não foi a surpresa de Felício ao saber que, depois que sua filha Patricia contou a história à Porto Seguro, a seguradora decidiu fabricar uma bicicleta elétrica para prestar socorro no caótico trânsito da cidade?

A notícia veio no dia do aniversário de seu Felício, um sonhador que viu um sonho realizado aos 81 anos. A Felisa (contração de seu nome) é equipada com motor elétrico movido a bateria e chega a 35 km/h. Pode ser recarregada na tomada e tem autonomia de 16 quilômetros – ou até 40, com uso misto, pedalando e acelerando.

 

bicicleta
 

Comentários 

 
#1 Fernando 26-01-2011 13:03
Iniciativa como essa que resgatarão o espirito dos maiores e melhores conservadores desse planeta. Parabens pela conquista. Que essa e outras invenções sejam aprovadas de facil acesso.
Citar
 

Adicionar comentário

Seus comentários serão moderados e assim que aprovados serão publicados no site.