Banner
Antônio Vieira garantia: o jumento é nosso irmão E-mail
Escrito por Mariana Albanese   

7 de agosto - dia do padre


Ele nunca foi o grande malandro da praça. Trabalha, trabalha de graça. Ou trabalhava. Ao contrário do saltimbanco criado por Chico Buarque, que largou a lida para ser músico, o jumento nordestino foi mesmo é para a panela. Padre Antônio Vieira – não o dos Sermões, mas o homônimo do interior cearense, escritor nascido em Várzea Alegre –, denunciou o descaso em seu livro O Jumento, Nosso Irmão, de 1964.

Segundo Vieira, os animais estavam sendo substituídos por bicicletas, motos e carros. Abandonados, eram mortos e sua carne, servida em açougues. Começou ali uma campanha que envolveu intelectuais, artistas e autoridades, e culminou com a fundação do Clube Mundial do Jumento.

Zé Clementino, Patativa do Assaré e Luiz Gonzaga adotaram a causa. Gonzagão gravou até música: É verdade, meu senhor / Essa estória do sertão / Padre Vieira falou / Que o jumento é nosso irmão.

O padre ministrava cursos em que ensinava como tratar o animal. No final, entregava diploma: “Até ontem você foi um burro, mas a partir de hoje será um jumento”. A campanha deu resultado. A população de jumentos aumentou, foram criadas festas e até legislação específica.

Mas o tratamento privilegiado não durou muito. Em 2003, ano da morte do padre, jumentos recolhidos nas estradas de Quixeramobim, no Ceará, foram enterrados vivos.

Um ano depois, outros viraram mortadela em um frigorífico financiado pelo Estado. Hoje quase não há mais jumentos no sertão. Em seu lugar, uma infinidade de motos, compradas em até 72 parcelas por consórcio.


SAIBA MAIS
O Jumento, Nosso Irmão, de Padre Antônio Viera (Freitas Bastos, 1964)

 

 

Comentários 

 
#4 João Macêdo Moreira 13-08-2011 21:57
Padre Antônio Vieira, nosso mestre, autêntico e valoroso Cearense, grande serviço prestou ao povo de Icó quando vigário, tempo que escreveu o livro Jumento Nosso Irmão. João Macêdo
Citar
 
 
#3 Antonio Leite 20-03-2011 09:27
O JUMENTO,NOSSO IRMÃO, da autoria de um grande homem, o Padre Antônio Vieira. Ele estava certo, somos todos irmãos. Esse animal que desempenhou importante papel no progresso do nosso Nordeste, hoje se encontra abandonado. - Antonio
Citar
 
 
#2 anchieta 08-03-2011 16:27
Grande padre Vieira, que conheci, com quem me correspondi. O seu livro O JUMENTO NOSSO IRMÃO é uma obra de fôlego, pesquisa de rara paciência.Estive presente ao seu lançamento, em fortaleza. Grande obra de um grande homem - anchieta
Citar
 
 
#1 anchieta 08-03-2011 16:24
Grande Padre Vieira, que conheci, que admirei sempre.O seu livro O JUMENTO NOSSO IRMÃO foi lançado em fortaleza, na praça do ferreira. Eu estava lá. anchieta
Citar
 

Adicionar comentário

Seus comentários serão moderados e assim que aprovados serão publicados no site.