Banner
Valha-me Nossa Senhora Aparecida! E-mail
Escrito por redação   

12 de outubro - dia de Nossa Senhora Aparecida

Outubro de 1717. O temido conde de Assumar, a caminho de Vila Rica para tomar posse como governador das capitanias de São Paulo e Minas Gerais, passa por Guaratinguetá, no vale do rio Paraíba. Moradores preparam banquete, convocam pescadores a trazer peixes. Três deles, Domingos Garcia, João Alves e Filipe Pedroso, desanimados por não conseguir peixe algum, recolhem os apetrechos quando, em última tentativa, retiram das águas pequena imagem de terra cozida, escura e decapitada. Noutro arremesso, aparece uma cabeça que se encaixa perfeitamente no corpo.

Impressionados, experimentam novo lance: a rede vem abarrotada de peixes. Eis a história do “aparecimento” da Virgem negra, Nossa Senhora Aparecida, origem de um dos maiores fenômenos religiosos do Brasil. O santuário de Aparecida, ao lado de Guaratinguetá, recebe hoje 7 milhões de fiéis por ano.

Devotos atribuem muitos milagres à Aparecida, alguns famosos:

1. Na mata, caçador sem munição, atacado por onça, grita por Nossa Senhora Aparecida; imediatamente, a onça fica mansa como cachorro ensinado.

2. Escravo condenado à morte prostra-se aos pés da imagem e as correntes se quebram. Os soldados, atemorizados, o libertam.

3. Cavaleiro bêbado e blasfemo tenta entrar no santuário de Aparecida com cavalo e tudo. O cavalo estanca na escadaria e a marca da ferradura fica moldada no primeiro degrau.
 

Adicionar comentário

Seus comentários serão moderados e assim que aprovados serão publicados no site.