Banner
Globalização é isto: Budista reverenciado Cristo E-mail
Escrito por Marcia Blasques   

25 de dezembro - dia de Natal

Pergunta rápida: quando Jesus nasceu? Se você está dizendo 25 de dezembro, pode parar. Segundo especialistas, Jesus nasceu em 31 de agosto do ano 7 a.C. Então, o que comemoramos no Natal? Temos de voltar até o século 4 d.C.

A Igreja Católica, tornada oficial pelo Império Romano, tenta se firmar na Europa. Para isso, precisa acabar com os vestígios de seitas pagãs. Nada melhor, portanto, do que se apropriar de datas comemorativas seculares e dotá-las de significado cristão.

Entre 17 e 25 de dezembro, os povos europeus comemoravam o solstício de inverno, época em que o Sol está mais distante. O ponto máximo do frio marcava o início do "retorno" do Sol, com a chegada da primavera e da época do plantio. A celebração era geral, com comida farta, troca de presentes e dança. Em Roma, a festança chamava-se Saturnália.

O 25 de dezembro foi fixado como data do nascimento de Cristo em 336, pelo papa Júlio I. Com o passar dos séculos, o tiro saiu pela culatra. Novos elementos foram incorporados à festa, como o pinhei­ro, o presépio e o Papai Noel. O caráter religioso se perdeu. Hoje, comemora-se o Natal até no Japão, apesar de 90% da população serem budistas ou xintoístas.
 

Adicionar comentário

Seus comentários serão moderados e assim que aprovados serão publicados no site.