Banner
Até o Cristo Redentor andou no trem do Corcovado E-mail
Escrito por Juliana Winkel   

Personalidades da época frequentaram os primeiros anos da famosa Estrada de Ferro.

No fim do século 19, Pedro 2º iniciou obra ousada: um trem que percorresse quatro quilômetros de terreno íngreme até o alto do Corcovado, a 710 metros de altura. No caminho, a Floresta da Tijuca: a maior área verde urbana do mundo, reflorestada pelo imperador.

A primeira parte da ferrovia foi inaugurada em outubro de 1884. Em 1º de julho de 1885, completa-se a construção de nossa primeira ferrovia com fins turísticos. Uma novidade: trem com cremalheira - impede escorregões. Transportou personalidades como Santos Dumont, Getúlio Vargas, Albert Einstein. Carregou também as peças do Cristo Redentor, inaugurado 47 anos depois.

Em 1910, máquinas elétricas, pioneiras no Brasil, substituíram os trens a vapor. Tombada pelo Patrimônio Histórico, a Estrada de Ferro do Corcovado transporta, diariamente, cerca de 3.500 pessoas.


SAIBA MAIS

Lazer e Cultura na Floresta da Tijuca, de Ana Cristina P. Vieira (Makron Books, 2001).
 

Adicionar comentário

Seus comentários serão moderados e assim que aprovados serão publicados no site.