Banner
Mais de 10 mil palavras nossas vêm do nheengatu E-mail
Escrito por Juliana Winkel   

10 de dezembro - dia internacional dos povos indígenas

Língua boa é o significado da palavra nheengatu para os índios do norte do Brasil. Embora não seja idioma de origem de todos, o nheengatu é falado pela maioria das tribos brasileiras desde a colonização do Brasil, quando foi escolhido por missionários europeus como língua de contato entre colonizadores e diversas tribos.

É dele que vêm mais de 10 mil palavras da língua portuguesa falada no Brasil, como jacaré, cana, ipê, caatinga, araponga. Agora, ao lado de outros dois idiomas, o nheengatu volta a receber especial atenção em São Gabriel da Cachoeira, que tem 95% da população de origem indígena. A cidade amazonense possui habitantes provenientes de pelo menos 22 tribos com idioma próprio.

A Lei Municipal 145, aprovada em 2002, determina que, num prazo de até cinco anos, os órgãos públicos municipais e a iniciativa privada deverão ter funcionários aptos a atender a população em quatro idiomas: além de português e nheengatu, também tukano e baniwa.

Da mesma forma, as leis municipais deverão ter versões nas quatro línguas, elaboradas por tradutores oficiais. A nova lei tem como principal objetivo assegurar a comunicação dos habitantes com os poderes públicos. As demais línguas faladas no município continuarão a ser ensinadas nas escolas, ao lado dos três idiomas que agora se tornam oficiais.


SAIBA MAIS

Leia mais.

 

 

 

Adicionar comentário

Seus comentários serão moderados e assim que aprovados serão publicados no site.