Banner
Dentista resolve problema de milhões de cozinheiros E-mail
Escrito por Mariana Proença   

10 de maio - dia da cozinheira

Em 1959, a cirurgia dentista Terezinha Beatriz Alves de Andrade Zorowich inventou um objeto que facilitou a vida de milhões de brasileiras e brasileiros. Não aguentava mais ver a pia entupida com grãos de arroz. Criou objeto para lavá-lo. O invento, hoje popularizado, é conhecido como escorredor de arroz ou lava-arroz. O protótipo, no início de alumínio, misturava bacia e peneira.

Antes, usava-se bacia de alumínio para deixar o arroz de molho. Para lavar, enquanto a água escorria, a cozinheira precisava segurar os grãos, senão caíam na pia. Além de evitar desperdício, o invento serviu para também evitar o entupimento da pia. No ralo, o arroz não dissolve nem amolece com facilidade e fica parado no cano.

Lançado na Feira de Utilidades Domésticas de 1961, foi fabricado pela empresa brasileira de brinquedos e utilidades domésticas Trol. Durante 17 anos, a produção diária e constante ajudou Beatriz a criar os cinco filhos. Em 1978, a patente caiu em domínio público. Hoje qualquer indústria pode fabricar o utensílio.

Nascida em Batatais, interior de São Paulo, Beatriz diz que tem veia inventiva. Criou alguns instrumentos na área dentária, como a amálgama de porcelana, que atualmente substitui a obturação prateada, de mercúrio.
 

Comentários 

 
#1 welder 27-08-2011 20:41
Pelo o que eu sei, é que a empregada doméstica da Therezinha fazia um arroz bem solto e diferente. Então a Therezinha perguntou como que ela fazia um arroz tão bom, então a empregada domestica mostrou a sua patroa como era preparado o arroz. Com um papel de alumínio com furos e etc. A dona Terezinha achou interessante e resolveu copiar logo em seguida patenteou essa engenhoca. Vamos ser sinceros, seria possivel uma cirurgiã no final da década de 50, sem contato nenhum com a cozinha inventar uma coisa como essa? Eu escrevi a verdade que poucos conhecem, que sejamos justos com a empregada doméstica que até hoje é anônima.
Citar
 

Adicionar comentário

Seus comentários serão moderados e assim que aprovados serão publicados no site.