Banner
Guatchup é melhor e não faz mal E-mail
Escrito por Mariana Proença   

28 de julho - dia nacional do combate ao colesterol

Um molho totalmente natural e brasileiro é a mais nova invenção de pesquisadores e produtores nacionais. A Associação Brasileira de Produtores de Goiaba, Goiabrás, lançou o guatchup, em 2001. Molho de goiaba vermelha que substitui o tomate, com cor e textura semelhante ao catchup.

Melhor: tem menos caloria, acidez e gordura. Ótimo condimento para sanduíches, salgados e aperitivos. Com sabor agridoce e sem pimenta, é produzido em Vista Alegre do Alto, interior de São Paulo.

Passou por 68 provas caseiras antes de ganhar o mercado nacional e internacional. As maiores exportações vão para EUA e Suíça.

A goiabeira vive na região tropical. A polpa da goiaba pode ser branca, vermelha, amarela ou rosada. O Brasil é o segundo maior produtor do mundo, depois da Índia, e o maior de goiaba vermelha: 300 mil toneladas/ano. A goiaba, matéria-prima para doces e sucos, agora vira molho.

Uma das frutas mais saudáveis e nutritivas, tem maior quantidade de licopeno, substância anticancerígena que reduz o colesterol ruim; ainda é rica em vitamina C, betacaroteno e fibras, que ajudam a manter os níveis de colesterol. Segundo Arlindo Neto, presidente da Goiabrás, "conseguimos fazer produto revolucionário e legitimamente brasileiro".
 

Adicionar comentário

Seus comentários serão moderados e assim que aprovados serão publicados no site.