Banner
Tentaram separar a Barra da Tijuca do Rio E-mail
Escrito por Rafael Capanema   

1 de janeiro - dia do município

Em comercial da campanha pelo "sim", imagens aéreas da praia, belas mulheres de biquíni, celebridades sorridentes como o jogador de futebol Zico, o humorista Castrinho e os atores Tarcísio Meira e Glória Menezes. Na trilha sonora, a canção Amanhã, de Guilherme Arantes: Amanhã está toda a esperança / Por menor que pareça / O que existe é pra vicejar...

Do outro lado da trincheira, a prefeitura do Rio de Janeiro defende o "não". Aposta no lendário conjunto vocal Os Cariocas, que interpreta uma paródia de Ela É Carioca, de Vinicius e Tom: A Barra é carioca / Ela é carioca... Com o argumento de que a Barra da Tijuca era o bairro que mais arrecadava impostos e menos recebia investimentos da prefeitura, moradores, políticos e empresários da região iniciaram em 1987 um movimento por sua emancipação.

Bairro nobre da zona oeste carioca, a Barra assistia a uma acelerada expansão imobiliária. A Assembleia Legislativa autorizou a realização de um plebiscito sobre a criação do novo município. Em 3 de julho de 1988, a população apta a votar foi às urnas. Mais precisamente, apenas 12% dela. Por falta de quórum, as intenções separatistas foram por água abaixo.

Em 2001, o deputado estadual Albano Reis ensaiou mais uma tentativa de emancipação: propôs a criação de um município com sede na Barra da Tijuca, englobando os bairros São Conrado, Recreio dos Bandeirantes e Jacarepaguá. Mas a nova proposta nem chegou a ir para consulta popular: foi declarada inconstitucional. E a Barra continua carioca.

SAIBA MAIS
Barra da Tijuca de Rua em Rua, de Ayrton Luiz Gonçalves (Rio, 2005).

 

 

barra
 

Comentários 

 
#2 Fábio Ferrer 07-12-2011 23:05
É de suma importância a independência da. Na verdade 5 municípios poderiam ser criados, já que a área equivale a mais de 700km² dos 1.180km² da cidade. O rio de janeiro passaria a ter 480 km² ainda uma grande e boa área. Os municípios seriam o de Santa Cruz=110km², Campo Grande , 100km², Jacarepaguá=240km², Barra=200km² e Bangu 80km². Aproveitando suas diferenças locais , a emancipação seria fundamental em todos os sentidos e no quesito mais importante: a agilidade administrativa. Será bom para Rio, será bom pra região, será bom e justo para todos.PRO EMANCIPAÇÃO 2017. CONSPATRI
Citar
 
 
#1 armandinho 29-08-2011 15:59
Seria uma empresa, com empregados recebendo salário do povo.
Citar
 

Adicionar comentário

Seus comentários serão moderados e assim que aprovados serão publicados no site.