Banner
Em Recife, Machine Pump virou Maxambomba E-mail
Escrito por Rafael Capanema   

O primeiro sistema urbano de transporte sobre trilhos no Brasil.

Até a década de 1860, as canoas eram o principal meio de transporte dos mais de 75 mil habitantes de Recife, cidade cortada pelos rios Capibaribe e Beberibe. Cavalos e carruagens, só para os abastados. A população exigia meios de transporte mais econômicos; a produção de cana-de-açúcar e algodão precisava escoar com agilidade. A solução encontrada: uma ferrovia. Primeiro sistema de transporte urbano sobre trilhos do Brasil, os trens de Recife foram inaugurados em 5 de janeiro de 1867, em concessão do governo à Brazilian Street Railway, sediada em Londres.

O trem movido por machine pump (bomba mecânica, em inglês) ficou conhecido por aqui como maxambomba. As viagens de trem custavam menos da metade das de carruagem. As lojas, que fechavam às 18 horas, passaram a ficar abertas até às 21, horário final dos trens. A ferrovia chegou a ter 22 quilômetros e 20 estações. Em 1919, foi substituída pelos modernos bondes elétricos.


SAIBA MAIS
No Tempo da Maxambomba , matéria publicada em fevereiro de 2007 na revista Pesquisa Fapesp. Disponível em www.revistapesquisa.fapesp.br


 

 

Adicionar comentário

Seus comentários serão moderados e assim que aprovados serão publicados no site.