Banner
O primeiro samba E-mail
Escrito por redação   

Pelo Telefone nasceu junto com a indústria fonográfia brasileira.

Tido como primeiro samba gravado, Pelo Telefone (Donga e Mauro de Almeida – 1917) foi um marco na história da formação do gênero, nascido junto com a indústria fonográfica brasileira. Mas a designação samba já aparece em selos de discos desde 1909. O primeiro cançonetista brasileiro, Bahiano, que gravou Pelo Telefone, também havia gravado com Júlia Martins A viola está magoada, "samba" de Catulo da Paixão Cearense, entre 1912 e 1915.

Pioneiros como Eduardo das Neves e Mário Pinheiro igualmente deixaram "sambas" que abriram caminho para o gênero consagrado nos fundos de quintais cariocas. Mas nada disso tira a glória de Donga, primeiro indivíduo-compositor, que pôs em disco a mais bem acabada realização do gênero quando engatinhava para tornar-se sinônimo de música brasileira.


Você Sabia

… que a primeira loja de fonógrafos e discos do Brasil foi a Casa Edison do Rio de Janeiro, fundada em 1900 por Fred Figner, e que entre 1911 e 1912 vendeu 840 mil discos?

… que em 1914 a marcha A baratinha ("A baratinha iá, iá, a baratinha iô, iô, a baratinha bateu asas e voou.") vendeu 280 mil discos, feito extraordinário até para os dias de hoje?
 

Adicionar comentário

Seus comentários serão moderados e assim que aprovados serão publicados no site.