Banner
A entusiasmada carta da princesa Isabel a dom Pedro 2º E-mail
Escrito por Bruno Hoffmann   

A princesa descreve com detalhes a euforia que tomou conta do Rio de Janeiro quando assinou a Lei Áurea.

Era noite de 13 de maio de 1888. No Rio de Janeiro, a princesa Isabel havia acabado de assinar a Lei Áurea, abolindo a escravidão no Brasil. Deitada na cama da casa de Petrópolis, escreveu para o pai, o imperador dom Pedro 2º, que estava na Europa.

A carta é entusiasmada. Dá detalhes sobre a euforia que tomou conta da cidade. Em tom respeitoso, começa dizendo que apenas fizera uma velha vontade do pai: “Partimos para o Rio a fim de eu assinar a grande lei, cuja maior glória cabe a papai, que há tantos anos esforça-se para um tal fim.” Sem deixar de destacar a própria participação: “Eu também fiz alguma coisa e confesso que estou bem contente de também ter trabalhado para ideia tão humanitária e grandiosa.”

Em seguida, conta sobre o clima eufórico que tomou conta das ruas do Rio: “Os nossos autógrafos da lei e o decreto foram assinados às três e meia, em público, na sala que precede a grande do trono, passada a arranjar depois de sua partida. O Paço (mesmo as salas) e o Largo estavam cheios de gente, e havia grande entusiasmo, foi uma festa grandiosa.” E prossegue: “Discursos, vivas, flores, nada faltou, só a todos faltava saber papai bom e poder tributar-lhe todo o nosso amor e gratidão.”

Isabel descreve mais festividades na chegada a Petrópolis: “Chuvas de flores, senhoras e cavalheiros armados de lanternas chinesas, foguetes, vivas. Queriam puxar meu carro, mas eu não quis e propus antes vir a pé com todos da estação.”

Três dias depois, a princesa envia uma nova carta. O tom é o mesmo: “Tudo está em festa pela lei. Reina entusiasmo grande por toda a parte.” E assina de maneira carinhosa: “Adeus, meus queridos e bons pais, aceitem mil abraços e beijos saudosíssimos e deitem-nos sua bênção. Sua filhinha que tanto os ama. Isabel, Condessa d’Eu.”


SAIBA MAIS
Leia a íntegra das cartas de Princesa Isabel a Pedro 2º.
 

Adicionar comentário

Seus comentários serão moderados e assim que aprovados serão publicados no site.