Banner
Saúde
Primeiro remédio do Brasil provocou furor na Europa E-mail
Escrito por Bruno Hoffmann   
23 de fevereiro - dia do boticário
 
Em se cultivando, cogumelo dá E-mail
Escrito por Mylton Severiano e Kátia Reinisch   
Um nissei de Mogi das Cruzes, Grande São Paulo, é pioneiro do cultivo no Brasil. A procura cresce vertiginosamente. Não só pela excelência do sabor; também pelas propriedades medicinais. Sobre o reino dos cogumelos há muito ainda pra contar. Por ora, isto.
 
Da matéria e do espírito E-mail
Escrito por Mylton Severiano e Kátia Reinisch   
A pimenta, presente nas oferendas espirituais e obrigatória nas comidas de santo, além de proteger a saúde, nos poupa de mau-olhado. Quanto mais ardida, melhor – um químico americano até criou um método para medir a ardência de cada tipo.
 
Pequeno, porém grande E-mail
Escrito por Mylton Severiano e Kátia Reinisch   
É um dos vegetais mais usados para fins culinários, medicinais e místicos. O prato mais modesto, acrescido de alho, vira acepipe. São incontáveis os males que ele previne ou cura. E há milênios a humanidade o tem como protetor contra perigos invisíveis.
 
Quase perfeito E-mail
Escrito por Mylton Severiano e Katia Reinisch   

Originário do centro das Américas, deu-se bem no Brasil, aonde chegou em 1809 sob a bênção de João 6°. Energético, nutritivo, medicinal, de delicado sabor, tem quase tudo o que o organismo precisa. Se a banana é a rainha das frutas, o abacate é o rei.

 
Cinderela das nossas hortas E-mail
Escrito por Mylton Severiano e Kátia Reinisch   
Europeus já apreciavam suas virtudes alimentares e medicinais há pelo menos 2.600 anos. Se faz de humilde, mas brilha em pratos como o caldo verde dos portugueses; e eles, ao trazê-la para cá, a tornaram indispensável em nosso prato nacional por excelência.
 
Gostosura dos trópicos E-mail
Escrito por Mylton Severiano e Kátia Reinisch   
Pura tentação: perfumosa, suculenta, saborosa. Digestiva. Depurativa. Fortificante. Indianos, primeiros a deleitar-se com a manga, a consideraram fruta destinada aos deuses. Ao chegar aqui no fim do século 17, a tropical mangueira sentiu-se em casa.
 
Poderosa E-mail
Escrito por Mylton Severiano e Kátia Reinisch   
Difícil mesa em que ela não compareça todo dia. Gostosa e medicinal. Purifica o sangue. Amiga do coração. Anticancerígena. Tanta virtude tem, que um sábio indiano encontrou em sua forma a revelação da nossa essência e a manifestação do divino.
 
Erva da boa E-mail
Escrito por Mylton Severiano e Kátia Reinisch   
Indígenas que tomavam a infusão das folhas impressionaram os europeus pelo vigor e vivacidade. O mate faz bem às funções hepáticas, digestivas, circulatórias. E, em forma de chimarrão, congrega pessoas, estimula a camaradagem e promove a saúde mental.
 
Presidiários não deixaram doentes fugir do hospital E-mail
Escrito por Natália Pesciotta   
13 de agosto - dia do encarcerado
 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 Próximo > Fim >>

Página 1 de 4