Banner
Mestres Mulatos revela a música dos filhos e netos de escravos E-mail
Escrito por Rafael Capanema   

Disco resgata partituras manuscritas do século 18 da música religiosa e de entretenimento.

O projeto Os Mestres Mulatos é fruto de uma extensa pesquisa musical do maestro Marcelo Antunes Martins. Ele resgatou partituras manuscritas datadas desde o século 18 da música religiosa e de entretenimento de Estados como Bahia, Minas Gerais, Pernambuco e São Paulo. Mas com uma particularidade: todas as composições são de filhos e netos de escravos. No disco, produzido por Manoel Barenbein, há 15 peças executadas pela Sinfonieta dos Devotos de Nossa Senhora dos Prazeres, pequena orquestra que reúne músicos, pesquisadores e professores de música. Martins adaptou as obras em belíssimos arranjos instrumentais, substituindo as partes vocais em latim por instrumentos de madeira. As peças são de compositores como Luís Álvares Pinto (1719-1789) e José Maurício Nunes Garcia (1767-1830), passando por modinhas anônimas colhidas por Mário de Andrade, até chegar ao célebre Carlos Gomes (1836-1896). O CD traz à luz obras de um período riquíssimo, mas muito pouco documentado da nossa cultura.


E mais...
Histórias do Brasil

A dupla Tempo de Brincar, do interior paulista, canta as lendas brasileiras em disco que segue a tradição dos melhores musicais para crianças.

Ao Vivo no Rio

Um dos músicos brasileiros de maior projeção internacional, o arranjador e instrumentista Eumir Deodato concentra-se no repertório de Tom Jobim

Cantos e Danças – Sapateados Tradicionais
Manifestações de grupos de catira, curralera, lundu e súcia, gravadas durante o Encontro de Folia de Reis em Brasília e Minas Gerais.
cantos_do_brasilcantos_do_brasilcantos_do_brasilcantos_do_brasil
 

Adicionar comentário

Seus comentários serão moderados e assim que aprovados serão publicados no site.