O Brasil em 10 anos de ALMANAQUE

{abril de 2009}

Neste mês o ALMANAQUE completa 10 anos.
Ao longo de 120 edições passearam por suas páginas as figuras mais interessantes, polêmicas ou louváveis da cultura brasileira. Também desfilaram trapalhadas memoráveis, nobres momentos do esporte, curiosidades e figuras impagáveis.
Que tal lembrar de algumas dessas histórias?


Tudo começou em abril de 1999. A capa registrava uma outra “estreia”: o dia em que a frota de Cabral deixou Portugal para, em 22 de abril de 1500, avistar “o cume de um monte mui alto”. Desde então, o ALMANAQUE revisita mensalmente grandes histórias. O período colonial, os amargos tempos da escravidão, a República, a criação da música popular, a força no esporte, as artes, os bons e os maus momentos da política. E, acima de tudo, personagens. São eles, afinal, a cara da nação.
Neste mês em que a revista completa a primeira década, escarafunchamos nossos arquivos para trazer algumas das melhores histórias contadas por aqui. E histórias divertidas não faltaram, assim como intrigas, mal-entendidos, chutes, pontapés e safanões. Também houve momentos de glória, cruzadas cívicas e heróis sem capa ou máscara; descobertas da ciência, avanços da medicina e iniciativas de tirar o chapéu.
Fomos da luta de Betinho à invenção do rádio. Das bananadas de um juiz em final de campeonato ao triunfo da seleção em 1958. Do primeiro encontro entre Vinicius e Tom à iniciativa do embaixador brasileiro que salvou mil judeus do extermínio.
Dividimos os melhores momentos do ALMANAQUE em música, política, esporte, ciências, figuras, grandes iniciativas e curiosidades históricas. E, de lambuja, levantamos quem são os personagens mais citados na revista e botamos em eleição as 10 melhores capas do ALMANAQUE. Tudo para lembrar e celebrar. Afinal, lembrar e celebrar é o que o ALMANAQUE não parou de fazer ao longo dos últimos 10 anos, tornando-se a revista mais tendenciosa da nação. A favor do Brasil, é claro.

Para ver as listas clique sobre as figuras.

Bruno Hoffmann
Nenhum comentário. Comente!
Compartilhar



Tags: , , ,