O olho esquerdo de Ed Viggiani

{setembro de 2009}

O Almanaque recomenda: exposição Meu Olho Esquerdo, de Ed Viggiani.
Confira algumas imagens presentes na mostra, em cartaz na Caixa Cultural São Paulo.

A exposição Meu Olho Esquerdo, que entra em cartaz na Caixa Cultural São Paulo a partir 20 de setembro, reúne uma seleção de 40 fotografias do paulistano Ed Viggiani. As imagens foram produzidas de 1988 a 2008, todas em P&B, período em que o fotógrafo rodou os quatro cantos do Brasil, registrando o contraste e a diversidade étnica-cultural do País. Como resultado, temas aparentemente distintos, como uma partida de futebol inserida no espaço urbano, romeiros de várias crenças unidos pela fé ou o cotidiano de uma família de migrantes se cruzam numa mesma linguagem visual.
Todas as fotografias foram registradas em filmes analógicos, e as ampliações feitas manualmente em papel fotográfico. “O filme me obriga a observar mais atentamente antes de disparar o dedo. É daí que sai a imagem, o trabalho documental”, defende Ed.

Paulistano, autodidata, Ed Viggiani começou a fotografar em 1978. Trabalhou nas revistas IstoÉ e Veja, nos jornais Folha e O Estado de S. Paulo e na sucursal paulistana do Jornal do Brasil. Foi idealizador e coordenador editorial do livro Brasil Bom de Bola e autor de Brasileiros Futebol Clube. Suas obras integram os acervos do MASP, Itaú Cultural, Casa da Fotografia Fuji e Fundação Suíça para a Fotografia, em Zurique. Atualmente, colabora também para diversas editoras e agências de notícias e fotografia.

SERVIÇO
Meu Olho Esquerdo
De 20 de setembro a 1 de novembro de 2009
De terça a domingo, das 9 às 21h
Entrada franca
Caixa Cultural São Paulo
Praça da Sé, 111 – São Paulo (SP)
Galeria Humberto Betetto
Fone: (11) 3321-4400
www.caixa.gov.br/caixacultural

Nenhum comentário. Comente!
Compartilhar



Tags: , ,