Roberto Carlos, rei do rock?

{julho de 2009}

Todo fim de ano é igual. Peru, Papai Noel e um especial de Roberto Carlos na tevê. Há quem diga que a aparição do cantor é tão sagrada quanto a ceia natalina. Algumas crianças, porém, torcem o nariz: “Isso é música de velho”. Pois saiba que Roberto Carlos já foi um dos mais importantes roqueiros do País. Duvida? Voltemos aos anos 1960, década do surgimento do rock brasileiro.
O gênero musical estava bombando no mundo, e muitos garotos amavam os Beatles e os Rolling Stones. Só que alguns músicos liderados por Roberto cansaram de apenas fazer covers dos gringos. Resolveram aportuguesar o iê-iê-iê com a criação da Jovem Guarda. E deu certo. Muitos músicos conhecidos começaram a carreira naquele movimento (leia matéria na p. 7).
Porém, muita gente dizia que aquilo era só uma imitação dos astros norte-americanos. Contra o rock, organizaram até uma passeata defendendo a extinção das guitarras. Mas, pouco a pouco, o rock foi se embrenhando na música nacional. E seguiu vários caminhos: do romântico ao punk. Até rock rural se fez por aqui. Mas, diante de tanta polêmica, um baiano “maluco beleza” é considerado unanimidade. Pule para o texto abaixo para conhecer o nosso mais importante roqueiro.

Nosso rei, na verdade, era um maluco

Raul Seixas agitou a cena musical brasileira nos anos 1970 e 1980 com seu visual esquisitão, uma mistureba sonora e canções inesquecíveis: Metamorfose Ambulante, Gita, Ouro de Tolo, Maluco Beleza e tantas outras. Morreu em 1989, mas sua obra continua encantando sucessivas gerações. Prova disso é que, desde 1990, um evento toma as ruas de São Paulo todos os anos em 21 de agosto, dia de sua morte. Milhares de fãs de todas as idades percorrem o centro paulistano, entoando músicas e desfilando o visual que caracterizou aquele que foi aclamado o verdadeiro rei do rock do Brasil.

JÁ PENSOU NISSO?

Em 1990, 184 mil pessoas lotaram o Maracanã para assistir ao show do ex-Beatle Paul McCartney. Até hoje, é o maior público de um show fechado de rock em todo o planeta. Se esses fãs resolvessem dar as mãos em linha reta, formariam uma corrente de mais de 300 quilômetros! Isso porque, de braços abertos, os brasileiros medem, em média, 1,75 metros (você sabia que nossa altura é equivalente à medida de lado a lado quando estamos de braços abertos?). 184 mil pessoas x 175 centímetros é igual a 32,2 milhões de centímetros. Ou seja: 322 quilômetros. Se Paul sozinho é capaz desse feito, imagina se todos os Beatles estivessem com ele…

Eu cantarolaria,
ele cantarolaria,
nós cantarolaríamos,
eles cantarolariam.

O QUE É O QUE É?

Qual é a maior banda do mundo?

Nenhum comentário. Comente!
Compartilhar



Tags: , , , , ,