Um minuto pra Padim

{outubro de 2009}

 Padre Cícero é tema para minifilmes do Festival do Minuto

Juazeiro do Norte, no Ceará, terá praticamente mais duas populações do tamanho da sua dia 2 de novembro. É o que apontam as estimativas da última romaria no feriado de finados: mais de 400 mil romeiros teriam participado da Procissão de Padre Cícero na cidade do sacerdote, que possui cerca de 240 mil habitantes.

O Festival do Minuto resolveu aproveitar o movimento para uma ação no Nordeste, região onde ainda é pouco difundido. O Padre Cícero vai ser tema de uma categoria de competição entre vídeos-minutos. Qualquer tipo de material audio-visual pode participar – vale até gravação de celular, desde que respeite o tempo limite de 60 segundos.

No fim de novembro, três produções vencedoras, uma delas filmada na procissão, serão premiadas com mil reais cada. E poderão ser vistas no site do festival.

Enquanto isso, vale conferir outros curtíssimas no endereço virtual, selecionados entre outras temáticas (além, é claro, de lembrar do que já foi publicado no Almanaque sobre o Padim)

O Festival do Minuto existe desde 1991, idealizado pelo cineasta Marcelo Masagão (de Nós que Aqui Estamos por Vós Esperamos, 1999).

O formato inspirou festivais semelhantes em mais de 50 países. Até 2007 realizava uma mostra anual. Desde então, passou a ter um formato permanente na internet.

Natália Pesciotta
Nenhum comentário. Comente!
Compartilhar