Uma seleção de vídeos com a obra de Tom Jobim

{dezembro de 2009}

Para lembrar Tom Jobim nos 15 anos de sua morte, o Almanaque preparou uma seleção de vídeos com a obra do maestro soberano. No site do Almanaque, confira ainda o perfil biográfico Tom Jobim: Brasileiro no nome, ilustre no mundo, publicado em janeiro de 2005.

.

Em 1992, Tom Jobim e João Gilberto apresentam-se juntos no Rio de Janeiro e em São Paulo. Aqui, cantam Chega de Saudade, de Tom e Vinicius, música que inaugurou a Bossa Nova.

.

Trechos do especial As Nascentes, com Tom Jobim, exibidos no quadro Arquivo, do programa Radiola (TV Cultura). Tom conta histórias, opina e canta Chega de Saudade, Anos Dourados, Se Todos Fossem Iguais a Você, entre outras.

.

Tom canta a linda Luiza, em São Paulo, em uma de suas últimas apresentações.

.

Tom participa do especial de fim de ano de Roberto Carlos em 1978. A canção escolhida é a espetacular Lígia.

.

Tom e Elis interpretam Águas de Março para o disco Elis & Tom. Clipe com imagens da gravação histórica, realizada em Los Angeles, em 1974.

..

Tom e Elis caminham pelas ruas de Los Angeles à época da gravação de Elis&Tom, enquanto se ouve ao fundo Inútil Paisagem. Como disse alguém, “a poesia e a voz mais linda do mundo caminhando juntos”.


.

Tom Jobim vaiado?! Aconteceu no Festival Internacional da Canção de 1968, quando Sabiá, de autoria dele e Chico Buarque, foi desprezada pelo público, que preferia Pra Não Dizer que Não Falei de Flores, de Geraldo Vandré, por seu teor politizado.

João Rocha Rodrigues
Nenhum comentário. Comente!
Compartilhar



Tags: , , ,