33 – Dezembro de 2001

De quem são esses olhos?

São olhos de quem começou tocando violão e estudou piano com o maestro Koellreutter. A carreira de músico tomou impulso com o lançamento de Faz Uma Semana; é de sua autoria uma das músicas mais executadas no mundo. Suas canções falam de amor, natureza, sonhos, com harmonias e arranjos elaborados. Morto em 8 de dezembro de 1994, compôs músicas de primeira grandeza.

Participe votando na enquete ao lado!

VENDEU UM MILHÃO E MEIO DE CHURRASQUINHOS DE MÃE
Drama pessoal de infância lhe rendeu notoriedade, lançando-o como compositor. Aos nove anos, chegando da escola, Teixeirinha encontra a casa em chamas. Morreu-lhe a mãe. Mais tarde, comporia Coração de Luto. O maior sucesso de sua carreira ganhou apelido: Churrasquinho de Mãe. Lançada em 1961, Coração de Luto rendeu um milhão e meio de discos vendidos, batendo recorde que pertencia a Roberto Carlos.
>>leia mais

RABISCOU NA PRIMEIRA GUERRA, ESTOUROU NA SEGUNDA
Os rabiscos iniciais datam da primeira grande guerra: copia kaiser do caricaturista J. Carlos a carvão ou giz pela calçadas. Antônio Gabriel Nássara começa nas artes gráficas como retocador de fotografias no jornal A Crítica. Publica o primeiro desenho em O Globo, em 1927. Anos depois, ganha página dupla na revista O Cruzeiro, que exerceu forte influência antinazista durante a segunda guerra. Também colaborou com o Pasquim e Última Hora.
>>leia mais

O HOMEM QUE PREPAROU O SÉCULO DO PROGRESSO
O visconde de Mauá incorporou o sonho de modernização e independência econômica do País. Um dos maiores empreendedores do século 19 e precursor da industrialização brasileira, nasceu Irineu Evangelista de Sousa em 28 de dezembro de 1813, em Arroio Grande, Rio Grande do Sul.
>> leia mais

MENSAGEM DE 158 ANOS
FELIZ NATAL E PRÓSPERO ANO NOVO

Há 42 séculos o homem se comunica pela escrita. Com letras ou sinais pictóricos, transmite emoção, idéias, conhecimentos. Antes de Cristo já havia mensagens de felicitações. Romanos enviavam congratulações pelo novo ano gravadas em tabletes de argila. Com a cristianização do Império Romano, o costume permaneceu.

>> leia mais

SEM A DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS, SERIA PIOR
Depois de quase 1400 turnos de votação sobre praticamente todas as palavras do documento, a Assembléia Geral da ONU aprovou, no dia 10 de dezembro de 1948, a Declaração Universal dos Direitos Humanos. Passados 53 anos, o desrespeito e o desprezo pela vida ainda continuam mundo afora, nos massacres de periferia, nas lutas do campo ou no trabalho infantil.

>> leia mais

DATAS:

9/12/1965
Tiradentes, mártir da independência é declarado patrono da nação brasileira.

7/12/1978
Ministro da Justiça suspende censura prévia a comerciais de rádio e televisão.

ORIGEM DA PALAVRA:
Esperança

Vem do latim sperare = esperar, derivado de spes = expectativa (de um acontecimento feliz). Formou-se entre nós com o acréscimo do sufixo ança ao verbo esperar, como em criança (de criar), chegança (chegar), folgança (folgar) etc.
O Aurélio define esperança como “ato de esperar o que se deseja, fé”