m 7 de novembro de 1825, o tipógrafo Antonino José de Miranda Falcão
Vem do latim tolerantia, pelo verbo tolerare: suportar, agüentar, sustentar. Este verbo dá origem a outro, tollere: elevar, ter (filhos). O dicionário Morais (1813) registra: ‘Constância a suportar, resistência;
ORIGEM DA PALAVRA TOLERÂNCIA
paciência’; e o atual Aurélio: ‘Tendência a admitir modos de pensar, de agir e de sentir que diferem dos de um indivíduo ou de grupos determinados, políticos ou religiosos’.
notas policiais, como a do "roubo de uma burrinha castanha com filho da mesma cor", ocorrido em Beberibe; e o rapto do menino Leonardo, que no dia "1º do corrente na Praça Grande desta Cidade sonegaram de seu pai Marcelino dos Santos de Oliveira".
Hoje um dos principais jornais do Nordeste, teve Gilberto Freire como colaborador. Noticiou a Guerra do Paraguai, a Abolição da Escravatura, a era Vargas e a mais recente eleição presidencial. Testemunha ocular da história nos últimos 177 anos.
Rio, 1900: o sanitarista Oswaldo Cruz (1872-1917) funda o Instituto Soroterápico Nacional. Fabrica soros e vacinas contra peste bubônica. Em 1974, já Fundação Oswaldo Cruz, torna-se referência internacional em pesquisa biomédica, no combate à febre amarela, doença de Chagas e hanseníase.
Paris, 1982. O Instituto Pasteur isola o vírus HIV. A Fiocruz acompanha o crescimento da aids no mundo. No Brasil, grande
lançou novidade no Recife: um jornal diário de anúncios. Na Introdução, apregoava a falta que fazia "nesta cidade assaz populosa um diário de anúncios, por meio do qual se facilitassem as transações e se comunicassem ao público notícias". Seu nome: Diário de Pernambuco, o mais antigo em circulação na América Latina, vigésimo no mundo. Anunciava-se de graça: compra, venda, aluguéis, achados e perdidos, fuga de escravos ou procura por amas-de-leite. A primeira edição trazia
dificuldade: não existem aqui substâncias usadas na experiência com células infectadas pelo vírus. Carlos Morel, vice-presidente da Fiocruz, viaja a Genebra, Suíça. Recebe frascos com as substâncias. Guarda por um mês em geladeiras de hotéis. Na mala, chegam ao Brasil, "clandestinamente, sem passar pela alfândega".
Em 4 de novembro de 1987, o HIV é isolado no País. Fato que ajuda na prevenção, tratamento e importantes pesquisas sobre a doença no Brasil. "Se tivéssemos seguido os caminhos normais de importação, o vírus da aids talvez nem fosse isolado", diz Morel.
rincando, o garoto furou um olho. A infecção atingiu o outro. Aos cinco
quando Pedro II inaugurou no Rio uma escola especial para crianças e jovens, o Imperial Instituto dos Meninos Cegos, atual Instituto Benjamin Constant.
Em 29 de novembro de 1863, nascia a carioca Alina de Brito. Diplomada no curso normal, pioneira do ensino profissional, defendeu o acesso das mulheres à escola normal no Brasil. Problemas de saúde deixaram Alina cega e surda. Empenhou-se na difusão do método braile, principalmente para crianças. Suas pesquisas resultaram em adaptações de muitos livros e nas obras Método de Abreviação para a Escrita em Pontos e Silabário Alina de Brito. Morreu em 1934, aos 70 anos.
anos, o francesinho Louis Braille estava cego. No colégio para deficientes visuais, conheceu o método de leitura de Charles Barbier. Braille o aperfeiçoou e, em 1824, seu próprio método estava pronto e se difundiu. Chegou ao Brasil em 1854,